Origem do 1º abril - DIA DA MENTIRA
- Demetrius Silva Matos
- 1 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

Você sabe qual é a origem do 1º de abril como o dia da mentira?
Tudo começou em 1582, quando o Papa Gregório XII criou o calendário gregoriano (usado até hoje) para substituir as distorções do antigo calendário: o juliano (distorções como a cada alguns anos os meses ganhavam ou perdiam dias).
Entre as mudanças do Calendário Gregoriano, estava o ano novo começar no dia 1 de janeiro, sendo que no calendário juliano essa data era no dia 1 de Abril (justamente para coincidir com a chegada da primavera nos povos europeus).
Como a mudança foi repentina, várias pessoas continuaram a comemorar o 1º de abril como o início do ano, possuindo tradições que incluíam as trocas de presentes. Por outro lado, as pessoas que adotaram o 1º de janeiro como início do ano começaram a dar presentes falsos para aqueles que ainda comemoravam o primeiro de abril, como uma forma de dizer: “Ai otário, você é muito burro de ainda comemorar o início do ano em primeiro de abril toma esse presente falso!”
Só posso especular que esse tipo de galhofa, uma espécie de bullying, contribuiu, e muito, para que as pessoas deixassem de comemorar o ano novo em 1º de abril.
Os séculos se passaram, todos os países ocidentais adotaram o calendário gregoriano, mas a tradição de dar presentes falsos e pegadinhas em 1º de abril se manteve até o dia de hoje.
Feliz Dia da Mentira!

Por DEMETRIUS SILVA MATOS
Advogado OAB/MA
Pós-graduado em Ciências Políticas (Uninter) e em Direito Constitucional (Imadec)
Autor do livro: "Direito na Ditadura - o uso das leis e do direito durante a ditadura militar"
Comments