Aplicações de Inteligência Artificial no Setor Público - TCU
- Flávia Valéria
- 1 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de mar. de 2024

O uso de sistemas de inteligência artificial parece ter caído no gosto popular, crescendo sua adoção numa velocidade exponencial.
O Tribunal de Contas da União (TCU) é pioneiro na monitoração e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público, tendo sido primeiro a identificar as possibilidade de uso da tecnologia DLT e Blockchain, instando os demais órgãos públicos para averiguarem as possíveis aplicações, para aproveitamento da tecnologia Blockchain na solução de processos internos.
Com a inteligência artificial não foi diferente, sendo que após a disponibilização pública do Chat GPT, não demorou para que o TCU desenvolvesse uma aplicação, o CHAT TCU, plataforma de IA generativa exclusiva para uso interno no TCU integrada a bases de dados institucionais, permite conectar o conhecimento institucional ao melhor motor de IA do mercado, permitindo apoiar uma multitude de tarefas complexas sob controle dos servidores.
Além do Chat TCU, outras aplicações de inteligência artificial estão em andamento:
ALICE - Análise de Licitações e Editais
Realiza análise de editais e atas de pregão para identificar riscos em licitações.
SOFIA - Sistema de Orientação sobre Fatos e Indícios para o Auditor
Auxilia na elaboração de instruções, relatórios e documentos.
ÁGATA - Aplicação Geradora de Análise Textual com Aprendizado
Apoio na construção de bases de treinamento para algoritmos de classificação automática.
MONICA - Monitoramento Integrado para o Controle de Aquisições
Painel que abrange informações sobre aquisições públicas, como licitações e aquisições diretas.
SAO - Sistema de Análise de Orçamentos
Ferramenta de avaliação de risco em orçamentos de obras públicas.
ADELE - Análise de Disputa em Licitações Eletrônicas
Painel que apresenta a dinâmica de lances em pregões eletrônicos.
MARINA - Mapa de Riscos nas Aquisições
Avalia o nível de risco das contratações do Poder Executivo Federal.
CARINA - Crawler e Analisador de Registros da Imprensa Nacional
Rastreia e analisa informações em publicações do Diário Oficial da União sobre aquisições governamentais.
Zello - Assistente virtual do TCU, presente em diversos canais, como o TCU Mobile, Twitter e WhatsApp.
e-TCE - Instrução Assistida de Tomadas de Contas Especiais
Instrução assistida de TCE e classificação automática de documentos, reduzindo significativamente a carga de trabalho.
SIR - Sistema de Instrução de Recursos
Apoio à análise de recursos ao TCU, com foco em exame de mérito.
Assistente Conjur - Instrução assistida de pareceres jurídicos, licitações e comunicações, empregando aprendizagem de máquina.
Detecta - Detecção de erros materiais em Acórdãos e minutas de acórdãos, classificação automática de acórdãos de pessoal.
ALERTA - Plataforma de Riscos e Sinais de Alertas
Construção de tipologias, mapeamento de riscos e sinais de alerta para as atividades de controle.
Pesquisa Integrada do TCU - Busca de documentos na Jurisprudência do TCU e em diversas bases, incluindo experimentos de busca semântica.
Selecionador de Atos de Pessoal Baseado em Risco
Priorização de atos de pessoal de maior risco, com aprendizado baseado no histórico de apreciações.
Solução de Instrução Assistida de Processos de Representações e Denúncias (Desafio da ETEC). Extração de significado de peças processuais, jurimetria e assistência na redação de instruções.
Você conhece outras aplicações de inteligência artificial atualmente em andamento no setor público?

Flávia Valéria
Mestranda em Blockchain e Digital Currency pela University of Nicosia (Unic) pelo departamento Institute for the future.
Pós-Graduada em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC-PR.
Coordenadora do comitê de ética e privacidade da I2AI (Associação Internacional de Inteligência Artificial).
Coordenou o Projeto de pesquisa da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP-MPMA) MP Trends.
Promotora de Justiça no Estado do Maranhão
Idealizadora do Projeto “@60+” (3ª Promotoria de Justiça de São José de Ribamar/MA)ÁREA DE PESQUISA: inovação, futuros, direito e cidadania digital.